Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Musicart

Mike El Nite, "O Justiceiro"

covermike.jpg


Mike El Nite tem novo álbum. Chama-se "O Justiceiro" e está disponível para download gratuito através do portal NOS Discos.
Esta é a primeira compilação de originais do rapper de Telheiras, depois de já ter lançado uma mixtape ("Trocadalhos do Carilho") e dois EP's ("Rusga Para Concerto Em G Menor" e "Vaporetto Titano").
Inspirado pela série dos anos 90, "O Justiceiro" surge com onze faixas e conta com a produção de Dwarf e a participação de nomes como Profjam ou L-Ali.

Às referências da televisão do final do século XX, que não se ficam pelo nome do álbum, juntam-se outras tantas referências nacionais, através de samples, letras ou sonoridades.
O single, "T.U.G.A.", além do nome, traz a sonoridade do bombo, que dá o mote para os graves que se seguem.
E se no primeiro tema, "Horizontes", é possível ouvir um sample do programa "Horizontes da Memória", de José Hermano Saraiva, mais à frente, "Santa Maria" faz-nos recuar ao tempo onde o "Eu sei, tu és" era presença regular em programas de música, numa época em que "Malucos do Riso" - nome da penúltima faixa - passava na limitada grelha de programação dos únicos quatro canais a que tinhamos acesso. 
"Cena do Odio 3.0" surge a meio, num formato slam poetry, numa homenagem à "Cena do Ódio", de Almada Negreiros, em 4 minutos dominados pelo poder da lingua portuguesa, fortemente representada por Mike El Nite.

 

 

Depois de "Mambo Nº 1" e "F.E.N.A.", não é difícil adivinhar que "T.U.G.A." vai ficar como uma das referências de Mike El Nite para o futuro. O ponto forte de um álbum cheio de forma e liríca forte, que com toda a certeza vai ser tido em conta nas selecções para eleger os álbuns do ano.

Tracklist:
1. Horizontes
2. Oliude
3. T.U.G.A.
4. Água Fria ft. Profjam
5. Santa Maria
6. Cena do Odio 3.0
7. Monkey ft. Kaixo
8. Drones ft. L-Ali
9. 2P
10. Malucos do Riso ft. Nofake
11. A Justa