Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Musicart

Documentário: Contra a Parede

maxresdefault.jpg


O crescimento da cultura urbana por todo o Mundo proporcionou um clima de aceitação no que diz respeito à street art. O graffiti legal, nos dias que correm, é visto como arte, como uma forma de expressão, é enaltecido, foi introduzido em galerias e tornou-se uma referência turística em muitas cidades, onde as alternative tours ganham espaço e contam com uma boa adesão.
A questão muda de figura quando se fala de graffiti ilegal. Para uma larga maioria da sociedade, o tag e o bombing continuam a ser vistos como "sujidade" e degradação do espaço público. 
Mas, o que move os writters a optar pelo ilegal? Como se costuma dizer, o fruto proibido é o mais apetecido. A marcação de território e a adrenalina continuam a ser dos motivos mais fortes, mas nada como ouvir as histórias e as experiências na primeira pessoa.
"Contra a Parede" é um documentário brasileiro que retrata a forma como o graffiti é visto em Campo Grande (MS).
Com os testemunhos de Gabriel Savelli (sociólogo) e de alguns witters, aborda a velha questão do graffiti legal vs ilegal. Fala das motivações, das consequências, das técnicas usadas e aborda a questão social numa perspectiva mais próxima da realidade.
A realização é de Gustavo Arakaki, João Marcelo Sanches e Thaís Pimenta.